quinta-feira, 16 de julho de 2009

Entrevista

Entrevista com Rodrigo Del Arc
Entre a passagem de som e a pausa antes do show do dia 27/06 na Livaria da Vila – Jardins, em São Paulo, consegui uma entrevista com o cantor/compositor Rodrigo Del Arc e Banda Del Arc. Ele que já deu as caras aqui no Blog, revelou algumas coisas, e deixou uma mensagem para os fãs na entrevista a seguir. Para quem não o conhece, Rodrigo é cantor e compositor e ainda sobra um tempo para atuação. Lançou o seu primeiro álbum “A Kind Of Bossa”, composto por 10 faixas, que traz participações de grandes músicos e também de novos talentos na música. O som de Bossa Nova e suas letras em inglês, faz com que a sua música se torne contagioso. A Banda Del Arc é composta por Leandro Brenner (violão), Peter Mesquita (baixo) e Bruno Tessele (bateria), que estarão aqui no Blog nas próximas semanas com entrevistas inéditas.


CG. Quando despertou o desejo pela música?
Quando eu era recém nascido minha mãe cantava Bossa Nova para eu dormir. Desde criança fazia letras e criava melodias, eu nem imaginava ser músico, mas era algo que eu já gostava de fazer.

CG.Nasceu fora do Brasil?
Nasci no Brasil, mas com um mês já estava viajando.
CG. Quais foram as suas primeiras influências na música?
O primeiro CD que eu ganhei tinha 07 ou 08 anos, não me lembro direito. Mas foi um CD do Sting “Ten Summoner’s Tales”.


CG. Você diz ter facilidade para compor em inglês, por ter morado fora do país. Como foi relacionar a música da Bossa Nova, um ritmo musical brasileiro, com a língua inglesa das letras?
Foi um processo natural. Eu gosto muito de música Brasileira, e claro de Bossa Nova, afinal ouvia isso no berço. Além disso, o inglês, junto com o português, foi minha primeira língua, então só juntei dois elementos que para mim são naturais: a Bossa Nova e o inglês. No processo de composição nós sentíamos que essa mistura estava ficando bacana, então deixamos fluir.
CG. Como surgiu a proposta para gravar o seu primeiro álbum?
Eu e os produtores Nick Gutierrez e Edu Maranhão tínhamos composto em uma noite a "That Morning" e decidimos gravar uma DEMO. Mandamos a gravação desta música para uma loja de artigos brasileiros finos nos Estados Unidos chamada "Project Earth Design". A música tocava lá todo dia e acabou fazendo muito sucesso. Isso acabou sendo um sinal positivo, pois eu já queria gravar mais músicas e fazer um disco inteiro. Me reuni com o Edu Maranhão e o Nick Gutierrez, fiz o convite e eles toparam
fazer. Foi muito legal!



CG. Suas letras retratam sobre o comportamento, um novo olhar de ver a vida, o amor, entre outros sentimentos. Queria saber se elas têm algo a ver com a pessoa que você é?

As letras têm tudo a ver com a minha vida pessoal, com as minhas experiências e com as coisas que eu acredito. Uma letra que resume muito o conceito de tudo isso, é “A Place To Remind”, porque eu gosto muito do tema Universal, o tema de amar a vida e ser mais desapegado das coisas. Você abraçar a vida e acreditar no seu coração, na sua intuição, no que você gosta, e não ter medo de viver e de experimentar as coisas.

CG. Você já dividiu palco com Galldino Octopus (O Teatro Mágico), Mirianês Zabot, entre outros músicos e cantores. Você acha que essa troca de musicalidade traz algo de proveitoso?
Sim, sempre. Também acho que não somente músicos, mas qualquer pessoa com quem você se relaciona sempre traz alguma coisa pra somar com você. Cada um tem uma experiência e uma percepção diferente de vida então é bom a gente estar aberto pra poder aprender com o outro. Doar e receber. Qualquer contato pode trazer algo construtivo. E musicalmente também é assim.

CG. Você disse que o seu trabalho estava sendo reconhecido também fora do país. Conte um pouco a respeito.
Graças à internet a música hoje está mais acessível, ela se espalha muito rápido e você não tem mais controle. Quando você lança o disco no mundo, ele "pertence" às pessoas e todo mundo que o escuta. E nós ficamos muitos felizes em saber que pessoas do mundo inteiro, estão sentindo as letras, entendendo a musicalidade do Disco e estão abraçando o “A Kind of Bossa”. Nós ficamos muito felizes em saber que mídias como rádio e televisão estão divulgando nosso trabalho na França e no Japão, por exemplo. É muito gratificante.



CG. Hoje em dia a internet é um veiculo de comunicação fundamental para a divulgação de novos artistas. Você acha que isso atrapalha na venda de seu álbum “A Kind of Bossa”?
Claro que a internet dilui a venda dos álbuns. Não é uma coisa que eu acho, é sim algo que está acontecendo, os índices de vendas de CDs estão apontando isso. Por outro lado, hoje em dia temos muito mais chance de fazer a música chegar aos ouvintes de forma direta, sem necessariamente ter que passar pelos canais tradicionais da mídia. O artista hoje em dia está mais conectado com seus ouvintes.
CG. Além de cantor e compositor, você já fez alguns trabalhos relacionados à interpretação. Como é essa relação de atuar e cantar?
Para mim são duas coisas diferentes. O que liga os dois é a Arte. Quando eu canto não estou sendo nenhum ator. Não vou interpretar nenhum personagem. Gosto de cantar as coisas que acredito. Esse é o meu jeito. Quero passar verdade pras pessoas. Como ator, por outro lado, não sou eu, claro, e sim outra pessoa que eu tive que estudar e entender. Então é completamente outro universo, outra “realidade”. Para o filme Caça- Palavra, em que eu fiz o personagem Francisco, foi feito todo um estudo com o diretor e os atores para que se criasse aquele clima que o filme tinha que passar para as pessoas. Então como disse, são coisas bem diferentes, mas próximas, porque as duas são arte.
CG. Como você vê a sua relação com seus fãs?
Eu acho maravilhoso, essa é a nova tendência mundial. O artista cada vez mais próximo dos seus fãs. Essa conexão deixa tudo mais forte, a energia e a troca também. Eu tenho muito carinho por todos eles e tenho a sorte de ter fãs muito legais. Procuro sempre estar em contato com eles. Aproveitando, quero mandar um grande abraço pra todo o pessoal do Street Team. Adoro vocês!


CG. Deixe uma mensagem para os fãs.
We shine inside the light.
MySpace: http://www.myspace.com/rodrigodelarc
Por Cintia Alves . Fotos Camila Lima

2 comentários:

Tata P. disse...

ah , como sempre você arrasou !
tenho orgulho de ver que a cada dia você cresce , e sei que o seu futuro vai ser um sucesso,assim como você já é !
adorei a entrevista , os dois mandaram super bem :)
bjs

Brenda disse...

Como diria John Mayer : Just keep me where the light is ♫
O Rodrigo é do tipo de pessoa que transmiti uma energia e uma luz incrivel,não só no palco,como ao conversar com suas fãs *------*

e,a entrevista está perfeita.
Parabéns mais uma vez Ci, demais!
Já disse e repito você TERÁ SUCESSO :)
e SUCESSO também ao Rodrigo né?!
Beeeijos

Promoções

Entrevistas

Resenhas